1- Pode o Corretor ficar com a Apólice de Seguro e só enviar ao segurado um certificado da corretora?
R.
Não. A apólice de seguros é a prova da existência do contrato, documento que obrigatoriamente deve ficar na posse exclusiva do segurado; nenhum outro documento emitido pela seguradora valida um contrato de seguros.

 

 

 

2- A realização da vistoria prévia no bem a ser segurado caracteriza aceitação do seguro pela seguradora?
R.
Não. A vistoria prévia simplesmente significa a faculdade de a seguradora analisar o risco por que se responsabilizará no caso da aceitação do seguro.

 

 

 

3- Quais são as modalidades de Seguro de Automóvel existentes e como se processa a indenização?
R.
O Seguro de Automóvel poderá ser contratado pelas modalidades de Valor Determinado e de Valor de Mercado Referenciado.
No caso da modalidade de Valor Determinado, a indenização será igual à quantia fixada na apólice. No da modalidade de Valor de Mercado Referenciado, a indenização será determinada de acordo com a tabela de referência de cotação para o veículo, previamente fixada na proposta do seguro, conjugada com o fator de ajuste, um percentual a ser aplicado sobre a tabela estabelecida na data da liquidação do sinistro. O percentual poderá, pela peculiaridade ou estado do veículo segurado, ultrapassar o valor cotado na tabela de referência na data da proposta ou ser inferior a ele. É o próprio segurado quem fixa o valor da Importância Segurada do Veículo e escolhe a modalidade que mais lhe convier, uma vez que os prêmios (preço do seguro) são diferenciados.

 

 

 

4- O que significa Perda Total (Indenização Integral)?
R.
Será caracterizada a Perda Total do veículo quando os prejuízos, resultantes de um mesmo sinistro, atingirem ou ultrapassarem o valor apurado a partir da aplicação de determinado percentual sobre o valor contratado. Esse percentual consta das Condições Gerais do seguro e é fixado com a observância dos seguintes limites máximos:

 

 

  • Na contratação de seguro de veículo com cobertura de Valor Determinado, ele poderá atingir até 75% do valor determinado na apólice.

  • Na contratação de seguro de veículo com cobertura de Valor de Mercado Referenciado, ele poderá ser de até 75% do valor do veículo, apurado pela aplicação do fator de ajuste sobre o valor do veículo segurado constante na tabela de referência contratualmente estabelecida e em vigor na data do aviso de sinistro.

 

 

5- O que é Questionário de Avaliação do Risco?
R.
O Questionário de Avaliação do Risco é uma série de perguntas que a Seguradora faz ao Segurado para, de acordo com o perfil dele, avaliar melhor o risco que ela irá assumir e determinar o valor do Prêmio.
Na contratação do AGF Auto, são questionados:

 

 

  • Sexo, idade e estado civil do principal condutor do veículo.

  • Tempo de habilitação do principal condutor do veículo.

  • A guarda do veículo segurado em garagem própria ou em estacionamento fechado.

  • Qual a utilização do veículo (profissional, locomoção diária ou lazer).

  • A existência de dispositivos de Segurança (rastreadores via satélite, bloqueadores...)

 

 

6- Em que casos é vedada a aplicação de franquia?
R.
Nos casos de danos causados aos veículo por incêndio, queda de raio e/ou explosão e nos casos de perda total do veículo.

 

 

 

7- As avarias constatadas por ocasião da vistoria podem ser deduzidas da indenização?
R.
Nos casos de sinistros com perda total, é vedada a dedução de valores referentes a avarias previamente constatadas.

 

 

 

8- Quando o seguro de Automóvel começa a valer?
R.
Para todos os efeitos, a data considerada como o início da cobertura do risco será a indicada para o início de vigência na proposta do seguro ou, na sua falta, a data do recebimento da proposta pela Seguradora.

 

 

 

9- O que são oficinas referenciadas? Quais as vantagens oferecidas por elas?
R.
As Oficinas Referenciadas constituem uma rede de oficinas previamente definida pela Seguradora que visa conceder ao segurado alguns benefícios tangíveis, como: desconto ou parcelamento da franquia, atendimento diferenciado, mais rapidez na execução do serviço, sistema de leva e traz e garantia da seguradora na qualidade dos serviços realizados.
Para a seguradora, as oficinas credenciadas constituem fator redutor no preço de peças e mão-de-obra, reduzindo, conseqüentemente, o custo médio de seus sinistros, e, ainda, agilizando o processo de regulação/ajuste do orçamento e da liberação do veículo.

 

 

 

FONTES:
Dicionário de Seguros - Amilcar Santos
Publicação No 23 do Instituto de Resseguro do Brasil - 2o Edição
Dicionário de Seguros - Alexandre Del Fiori
Dicionário de Seguros - Funenseg
Glossário de Termos Técnicos de Seguros
SUSEP - Superintendência de Seguros Privados do Ministério da Fazenda
The Home Insurance Company

 

PRECISA RENOVAR seu seguro, ou conhecer as melhores opções para você e sua empresa?

Onde Estamos